Arquivos

O poder da Celebração

cumprimento

Gravidez desejada, hora de celebrar, alegria transborda, desejo de espalhar a notícia, comentar com amigos, parentes, informar no trabalho, divulgar nas redes sociais, agendar profissionais que possam ajudar na boa evolução da gestação, ler textos de tudo quanto há sobre o assunto, imaginar mil mirabolâncias sobre o sexo da cria que vai chegar, como serão as roupas, o espaço para receber a criança, conversas infindas sobre cuidados, desejos, uma excitação incomum tomando conta do corpo, fortalecimento das relações, aproximação, mimos e cuidados de parte a parte. Muitíssimo interessante o poder da celebração. Ela gera uma espiral virtuosa de pensamentos e sentimentos que nos mantém alertas, dispostos, prenhes de otimismo e alegria, agiganta nossa vontade de realizar, fazer bem feito, nos enche de orgulho e disposição,…

Responsabilidade e motivação

motivação

Há algum tempo, cheguei ao trabalho e observei que minha impressora tinha ficado ligada a noite toda, minha secretária estava em férias e havia uma substituta no lugar dela. Procurei a pessoa e perguntei o que havia acontecido, ela com tranqüilidade me disse que não sabia que era necessário desligar a impressora. Expliquei que sim, a impressora deveria ser desligada todas as noites. No dia seguinte o fato se repetiu, impressora ligada, novamente em conversa com a pessoa ela me disse que não sabia como faze-lo. Expliquei como fazia para desligar, ótimo! Terceiro dia, tudo se repete, ela então me disse que não sabia quem deveria desligar a impressora. É lógico que esta é uma história fictícia, apenas para ilustrar um conceito. Digo que responsabilidade…

Otimismo

Otimismo

  “Quando você acredita que algo vai acontecer, e isto só depende de você, a tendência é que aconteça!” Amanhece o dia, você acorda, abre os olhos e tem a plena convicção de que enxergará. Então você desloca os pés em direção ao solo e sabe que encontrará apoio, sabe que seu calçado estará ali, aciona o interruptor e a luz acende, vai ao banheiro, abre a torneira tranquilo que sairá água, certo que a escova de dentes estará ali, que haverá creme dental para escovar os dentes, o sabonete estará disponível, a água do chuveiro descerá aquecida, a toalha estará seca o suficiente para absorver a água do seu corpo, seus produtos de higiene pessoal acessíveis, suas roupas estarão no armário, você as vestirá naturalmente…

Universo Corporativo e suas gigantescas incongruências.

relacionamentoprofissionaltambemexigeesforco

Grandes cabeças, gente com espírito inovador, ambiente onde se valoriza criatividade e competências, pessoas com diversas formações sofisticadas, graduações brilhantes, pós-graduações esmeradas em escolas de renome, estágios em empresas de referência, cursos no exterior, enfim um universo grandioso de pessoas iluminadas, operando na mais absoluta escuridão. Quanto desperdício de talentos, tempo e objetividade. Absolutamente incongruente. Há alguns anos a única forma para atravessar os oceanos era através de navios, os transportes terrestres eram feitos em veículos de tração animal, a comunicação entre pessoas distantes se fazia por cartas, o artesanato era a única forma de produção. Tudo isto durou alguns séculos, até que alguém inventasse o avião, os trens, automóveis, telefone, internet, maquinários e indústrias. Pessoas geniais fizeram isto, inovadoras, visionárias, criativas. Quanta evolução. Infelizmente…

Sobre Críticas

Críticas

Queria muito me queixar de críticas. Então compreendi que de muitas a gratidão e vontade de celebrar estavam presentes, de algumas bastou aparar umas arestas e os encaixes ficaram perfeitos, outras poucas de tão infundadas foi suficiente entender e respeitar as gigantescas limitações dos seus emissores. Com certeza na totalidade das vezes aprendi muito sobre mim e de quebra sobre a índole dos seres humanos. Foi ficando fácil distinguir gestos de amor e de rancor, admiração de inveja, intenção de ajudar e prejudicar, torcida pró e contra. Entendi que construtivo ou destrutivo é o que escolho fazer com as críticas e não elas em si. Resolvi que posso decidir crescer ou encolher com elas, aprender mais ou menos sobre pessoas e sobre mim, ampliar minhas…

1 2 3 6