autoconhecimento-superare-pnl

Autoconhecimento: o que é e como usar a PNL no seu aprendizado

Atualizado em 05/02/2021
Por Superare

Autoconhecimento: o que é e como usar a PNL no seu aprendizado

Atualizado em 05/02/2021
Por Superare

O ser humano está naturalmente  em constante aprendizado, inclusive em autoconhecimento. Desde criança, a família,as instituições acadêmicas e o cotidiano proporcionam uma gigante quantidade de lições nos mais diversos temas., quando se trata de conhecer a si próprio,algumas pessoas têm dificuldades. E a PNL pode apoiar esse aprendizado. 

O que é o autoconhecimento?

O autoconhecimento é a capacidade de conhecer a si próprio, seus padrões de pensamentos e, assim, melhorar suas respostas comportamentais. Essa prática permite melhor gestão sobre suas emoções e pode evitar momentos de autoestima em baixa, frustração ou ansiedade exagerada, atuando como um poderoso agente para o bem-estar pessoal, além de melhorar sua tomada de decisão.

Ter consciência da própria identidade permite entender os motivos para suas reações. Se uma pessoa possui bom autoconhecimento, fica mais fácil se preparar para uma situação estressante, por exemplo. O indivíduo é capaz de identificar o motivo que o levou a agir daquela maneira e retomar o controle de suas ações, tendo consciência que o problema pode não ser tão grave quando o cenário imediato. 

O autoconhecimento é benéfico não só para a vida pessoal como também para o desenvolvimento profissional. Estresse e ansiedade são inevitavelmente parte da rotina de muitas pessoas, e será bem mais fácil manter a situação sob controle com autoconhecimento. Do contrário, qualquer evento pode gerar prejuízos não só para o indivíduo, e também para toda a equipe.

Como utilizar a PNL para o seu autoconhecimento

A programação neurolinguística (PNL) é uma arte-ciência que tem como propósito modelar as pessoas, ou seja, usar sua observação de estratégias, comportamentos e habilidades que tornam algumas pessoas mais aptas a melhores resultados que outras. Por isso, utilizar as técnicas da PNL para o desenvolvimento do autoconhecimento é algo muito interessante, já que tornará esse aprendizado mais ágil, objetivo e confiável. Se você é um jovem profissional que pretende adquirir conhecimento para carreiras executivas, por exemplo, a PNL pode também ser especialmente útil para você.

Há várias maneiras de usar tais princípios para o desenvolvimento profissional. Aqui estão algumas dicas para começar a integrar a PNL no processo de autoconhecimento :

1 – Faça Rapport

O Rapport é a capacidade de alguém se relacionar com outras pessoas criando uma conexão de confiança e compreensão. É necessário ser capaz de fazer o outro entender o seu ponto de vista, e da mesma forma, entender o ponto de vista deste. Não é necessário que as duas partes concordem com as visões um do outro, basta somente entendê-las. Esse é um exercício importante para o autoconhecimento.

2 – Entenda a posição do outro

É útil sempre investir na tarefa de aumentar a percepção a respeito do outro. Quando estiver complicado entender porque uma pessoa pensa de uma determinada maneira, se colocar na sua posição é, em muitos casos, o suficiente para compreendê-la. Há também a possibilidade de se colocar em uma terceira posição – a de observador – como um outro agente externo à interação.

3 – Saiba que mapa não é território

O que você pode considerar verdadeiro pode não ser assim na realidade e isso é muito importante no uso da PNL. Pense que a foto de uma pessoa não é a pessoa real, assim como um currículo não é o candidato. Sabendo do seu “mapa” e do da outra pessoa, fica mais fácil gerenciar suas emoções e melhorar o seu autoconhecimento.

4- Crie a sua visão

Aproveite os momentos em que pretende se desenvolver também para viajar dentro de sua própria mente, tentando observar cada fase. O que você fez, o que você alcançou? Você planejou o resultado de suas atividades?Esse exercício ajudará muito na sua autoconsciência e sobre como ter sucesso nas suas ações.

Quais as suas principais questões sobre autoconhecimento? Compartilhe conosco e vamos continuar essa conversa!

Acompanhe também nossos conteúdos nas redes sociais e assine nossa newsletter.

Conheça o Tripé da PNL® e aprenda de forma simples e fácil como aplicar PNL em seus relacionamentos interpessoais. O curso online PNL Para Iniciantes é ideal para você que busca uma introdução ao maravilhoso mundo da Programação Neurolinguistica Saiba mais aqui!

Superare, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Autoconhecimento: o que é e como usar a PNL no seu aprendizado.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossos cursos e treinamentos em PNL e participe da nossa próxima turma!
Share This