Liderança Situacional e trabalho em equipe

Liderança situacional: como desenvolver sua adaptabilidade?

Atualizado em 19/02/2021
Por Superare

Liderança situacional: como desenvolver sua adaptabilidade?

Atualizado em 19/02/2021
Por Superare

Para se tornar um vetor de eficiência e sucesso, é preciso se adaptar constantemente, trabalhando a liderança situacional. Esse conceito envolve sobretudo as circunstâncias, situações e personalidades envolvidas.

O objetivo de qualquer gestor é desenvolver as habilidades e autonomia de suas equipes, buscando obter a maior eficácia possível para o sucesso de sua missão. No entanto, algumas pessoas estão lutando em seu papel de liderança, pois não conseguem compreender como é preciso lidar com pessoas diferentes. 

De fato, é essencial que a liderança seja adaptável e flexível, já que, se ele tem toda uma gama de ferramentas nas quais pode confiar para realizar suas missões, sempre se limitar aos mesmos métodos sem tirar um tempo para avaliar melhor a situação e os companheiros é um grande erro.

Mas como adaptar seu estilo de gestão a cada situação e de acordo com as pessoas envolvidas para alcançar os objetivos estabelecidos?

O que é liderança situacional?

Paul Hersey, economista americano especializado em gestão, e Kenneth Blanchard, autor americano especializado em gestão, são os criadores da chamada teoria da liderança situacional.  Eles estabeleceram que, para ser ideal, o estilo de gestão de um líder deve ser adaptado à pessoa ou grupo sob sua responsabilidade e isso depende, em particular, da maturidade profissional, motivação de cada um e componentes essenciais da autonomia no trabalho.

Os especialistas acreditam, portanto, que, para ser bom em sua missão, um líder deve analisar e se adaptar às habilidades (conhecimento), experiência (know-how) e motivação (disposição de fazer) de cada uma das missões confiadas. 

E nos dias de hoje, em que o mundo profissional em constante mudança é crucial se adaptar rápida e permanentemente se você quiser alcançar o sucesso.

Os estilos de liderança de acordo com Hersey e Blanchard

Assim, foi definido um modelo de acordo com quatro estilos principais de gestão: diretivo, persuasivo, participativo e delegado, que o gestor terá de adotar de acordo com as circunstâncias e que são caracterizados da seguinte forma:

  • Gestão diretiva: dita o que fazer e como, sem mais informações. Todos terão que executar exatamente o que lhes foi pedido.
  • Gestão persuasiva: orienta suas equipes fornecendo-lhes alguns dados e a convence que é a melhor postura.
  • Gestão participativa: mais envolvido com sua equipe. As decisões são tomadas coletivamente e as iniciativas incentivadas.
  • Gestão delegada: mantendo uma certa proximidade e permanecendo disponível, delega boa parte de suas responsabilidades aos seus funcionários.

Os diferentes níveis de maturidade

Hersey e Blanchard determinaram também quatro graus de maturidade, definidos de acordo com a necessidade de realização e autorrealização de cada um, suas habilidades e seu grau de motivação para alcançar os objetivos estabelecidos e o sucesso geral da organização.

Esses quatro níveis são definidos da seguinte forma, indivíduos com:

  • M1: pouco conhecimento, quase não qualificados para serem autônomos.
  • M2: dispostos, mas ainda não tendo todas as habilidades necessárias para realizar o projeto de maneira autônoma.
  • M3: com conhecimento adequado para realizar a tarefa, mas sem confiança.
  • M4: altamente qualificados e motivados, com a confiança necessária. Plenamente capazes de avançar sozinhos e tomar iniciativas e decisões, se necessário.

Através desses níveis de maturidade, é possível definir que tipo de liderança você poderá seguir para determinado projeto, por exemplo. E para compreender isso, você precisa observar as pessoas ao seu redor. 

Quer aprender a como melhorar significativamente todas as suas relações interpessoais? Conheça a metodologia simples e de imediata aplicação, o Tripé da PNL®, no nosso curso online PNL Para Iniciantes. Saiba mais aqui!

Superare, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Liderança situacional: como desenvolver sua adaptabilidade?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossos cursos e treinamentos em PNL e participe da nossa próxima turma!
Share This