visao pnl

Como definir metas: uma visão clara para a sua carreira

Atualizado em 05/03/2021
Por Superare

Como definir metas: uma visão clara para a sua carreira

Atualizado em 05/03/2021
Por Superare

Estamos sempre refletindo sobre nosso futuro e nossa situação atual. Queremos mudar algo em nossas vidas, seja na vida familiar, social, profissional ou financeira. O primeiro passo para alcançar isso é estabelecer objetivos e metas a serem alcançadas. E como definir essas metas?

Estabeleça objetivos de longo, médio e curto prazo, certificando-se sempre que estão alinhados. Dessa maneira, toda a jornada passa a fazer mais sentido coletivamente e você pode trabalhar nelas com mais segurança.

Continue acompanhando o conteúdo para entender melhor como definir metas pode ser decisivo para seu desenvolvimento. 

A definição de metas é suficiente para fazer a diferença?

Quantas vezes você já decidiu um caminho a seguir e não o seguiu? Por isso, é essencial também compreender como alcançar um objetivo. A definição de metas é um primeiro passo. 

Definir objetivos é um processo formal de planejamento. Ao escolher focos regularmente, você decide o que deseja fazer e, em seguida, avança passo a passo para suas conclusões e progressivamente alcançando o que almeja. 

Estabelecer metas é uma técnica comprovada usada por atletas profissionais, grandes empresários e pessoas muito competentes em geral, independentemente do campo. O processo de definição de metas permite que você escolha para onde quer ir. Sabendo exatamente o que quer realizar, você sabe no que precisa se concentrar para chegar lá.

Usando a PNL para definir objetivos

A PNL apoia o seu foco para observar no que você vê, ouve e sente. Com sua atenção direcionada para recursos internos e externos para atingir sua meta, é possível pensar de maneira mais clara e positiva sobre como passar do estado atual para o desejado. 

Uma das primeiras tarefas para essa construção é estabelecer essas metas usando termos afirmativos e comparando a situação futura com a atual. Assim, você consegue declarar para si mesmo o que será feito e como será beneficiado. 

Mais um uso da programação neurolinguística na sua definição de metas é usar termos sensoriais, explicando o que verá, sentirá, ouvirá ao chegar ao seu objetivo. 

Utilizando todos os seus sentidos na descrição, você vai envolver mais seu cérebro e tornar presente essa sensação futura. 

 

E como definir metas?

Qualquer um pode definir uma meta, porém fazê-lo de forma eficaz significa que realmente será alcançada. As orientações a seguir podem ajudar você a definir suas metas para que se tornem realidade.

Descreva seus objetivos

Escrever suas metas com detalhes permite que você se motive mais. Isso também ajuda você a se lembrar de cada tarefa a ser realizada e permite que você as dê como realizadas à medida que são concluídas, acompanhando seu progresso constante. 

Seja preciso

Defina metas específicas definindo também detalhes exatos, como datas, horas e valores, para que você possa saber exatamente quando alcançou sua meta.

Trabalhe em metas pequenas e fáceis de alcançar

Trabalhar em pequenos objetivos progressivos traz uma melhor chance de sucesso. De fato, diferenciar metas diárias de metas maiores é uma ótima maneira de alcançar seus objetivos principais. Certifique-se também de definir metas sobre as quais você tenha o máximo de controle possível. Não há nada mais desanimador do que não alcançar um objetivo por razões que estão fora de seu controle. 

Defina metas realistas

É importante definir metas que você possa alcançar. Para evitar estabelecer metas muito altas, aprenda sobre as habilidades que você precisa dominar para alcançar um certo nível de desempenho e trabalhe nisso. Ao ser realista, você aumenta muito suas chances de sucesso.

Não estabeleça metas muito fáceis

Assim como é importante não definir metas irrealistas, também não as defina muito baixas. As pessoas tendem a fazer isso quando têm medo do erro ou quando simplesmente não querem fazer nada. Você deve definir metas que fiquem um pouco fora do seu alcance imediato, porém não muito a ponto de perder a esperança de alcançá-las.

Vá passo a passo

Quando você tiver vários objetivos, dê prioridade a cada um deles. Isso ajudará você a não se sentir sobrecarregado por muitas ações para realizar. E direcione sua atenção para seus objetivos mais importantes. Comece com o primeiro e mais importante, depois passe para um menos importante e assim sucessivamente.

Quer aprender a como melhorar significativamente todas as suas relações interpessoais? Conheça a metodologia simples e de imediata aplicação, o Tripé da PNL®, no nosso curso online PNL Para Iniciantes. Saiba mais aqui!

Superare, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Como definir metas: uma visão clara para a sua carreira.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossos cursos e treinamentos em PNL e participe da nossa próxima turma!
Share This