como dar e receber feedback com PNL

Como dar e receber feedback?

Atualizado em 23/02/2021
Por Superare

Como dar e receber feedback?

Atualizado em 23/02/2021
Por Superare

Tanto na vida pessoal quanto no trabalho, é importante saber como dar e receber feedback de forma eficaz e construtiva. Prestar atenção e observar o outro, pressupostos constantes na PNL, são essenciais para esse processo.

Há muitas oportunidades na vida em que podemos fornecer feedback aos outros, desde comentar sobre como um colega realizou uma tarefa até discutir o comportamento de seus filhos, por exemplo. E para apoiar sua jornada sobre feedback, aqui estão algumas informações interessantes para esse aprendizado. 

O que é um feedback?

Feedback é um termo frequentemente usado na teoria da comunicação, relacionado diretamente com dar informações sobre desempenho, conduta ou ações executadas com objetivo de orientar, reorientar ou até mesmo estimular comportamentos mais adequados. 

O feedback eficaz é aquele que é claramente ouvido, entendido e aceito. Essas são as áreas que estão ao seu alcance. Você não tem controle sobre como o destinatário decide agir de acordo com seus comentários, por isso é importante se comunicar com clareza e ter empatia no momento do feedback. 

Como dar e receber feedback? 

É possível desenvolver suas habilidades de feedback usando algumas orientações simples. Aplique-as e perceba como sua comunicação pode ser muito mais eficaz.

1. O feedback deve ser sobre comportamento, não personalidade

A primeira, e provavelmente a regra mais importante do feedback, é lembrar que você não está fazendo comentários sobre o tipo de pessoa que ela é, o que ela acredita ou valoriza.

Você está apenas comentando sobre como o indivíduo se comporta. Não se sinta tentado a discutir aspectos de personalidade, inteligência ou algo do gênero. Apenas comportamento.

2. O feedback deve descrever o efeito do comportamento daquela pessoa em você

Afinal, você não sabe o efeito nos outros. Apresentar comentários com sua visão torna muito mais fácil para o destinatário ouvir e aceitar, mesmo que sejam pontos negativos.

3. O feedback deve ser o mais específico possível

Pense em ocasiões pontuais e comportamentos específicos, apontando exatamente o que a pessoa fez e como você se sentiu. Quanto mais direto, melhor, já que é muito mais fácil ouvir sobre uma ocasião definida do que sobre o tempo todo.

4. O feedback deve ser oportuno

Não é benéfico dizer a alguém algo que lhe ofendeu ou agradou seis meses depois. O feedback deve ser oportuno para que todos possam se lembrar melhor do que aconteceu, o mais rápido possível, e agir em cima disso.

5. Escolha o seu momento

Há momentos em que as pessoas se sentem mais abertas a feedback e momentos em que não estão. Por exemplo, uma pessoa irritada não vai querer aceitar comentários sobre seu comportamento. Espere até que a situação esteja mais calma e só aí você pode apresentar seu feedback .

Como receber feedback

Para aceitar comentários sobre seu comportamento, você precisa ouvi-los. Não pense no que você vai dizer em resposta, apenas ouça. Observe também a comunicação não verbal do outro. É importante pensar em quais habilidades você precisa para receber feedback, especialmente quando é algo que você não quer ouvir ou vindo de alguém despreparado para tal. 

E sempre agradeça à pessoa que deu o feedback!  Você já ouviu e entendeu, agora é a hora de internalizar e refletir – aceitar não significa que você deva agir completamente de acordo com a orientação do outro. Agir com base no feedback depende inteiramente de você, e lembre-se de que a pessoa que apresentou o feedback sentiu a necessidade e a preocupação de compartilhá-lo com você!

Gostou de saber mais sobre feedback? Este tópico é parte do curso online PNL Para Iniciantes, que vai te ensinar a como melhorar significativamente todas as suas relações interpessoais. Saiba mais aqui!

Superare, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Como dar e receber feedback?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossos cursos e treinamentos em PNL e participe da nossa próxima turma!
Share This