competencias pnl

PNL e desenvolvimento de competências

Atualizado em 01/03/2021
Por Superare

PNL e desenvolvimento de competências

Atualizado em 01/03/2021
Por Superare

A Programação Neurolinguística (PNL) tem desempenhado um papel fundamental em ajudar pessoas de negócios a descobrir seus talentos de liderança dos quais eles não estavam cientes.

Para ajudar você a entender mais sobre a relação do PNL e o desenvolvimento de competências, continue lendo este artigo e compartilhe conosco suas impressões! 

O que exatamente é PNL?

No início da década de 1970, a PNL foi desenvolvida por um cientista da informação e um linguista da Universidade da Califórnia após observarem que algumas pessoas com educação, treinamento, formação e anos de experiência semelhantes estavam alcançando melhores resultados que seus pares. John Grinder e Richard Bandler desejavam saber os segredos de pessoas eficazes. Então começaram a estudar como  estas pessoas se comunicam usando linguagem verbal, linguagem corporal, movimentos oculares, entre outros. 

Ao modelar seus comportamentos e estratégias, eles foram capazes de distinguir padrões que ajudaram no sucesso. Grinder e Bandler teorizaram que o cérebro pode aprender padrões e comportamentos saudáveis e isso produziria efeitos físicos e emocionais positivos. O que emergiu deste trabalho ficou conhecido como Programação Neurolinguística.

PNL e o desenvolvimento de competências 

De fato, a PNL ajuda a descobrir padrões avançados de linguagem e técnicas que revelam a estrutura mais profunda de crenças, pensamentos e comportamentos, tanto individualmente quanto analisando as pessoas ao seu redor. Muitas vezes, as competências pessoais podem ser mais importantes do que habilidades técnicas na vida diária – e isso pode ser refletido no seu trabalho.

Além de melhorar significativamente o desempenho no trabalho, as técnicas e abordagens de PNL ajudam a estabelecer e manter um bom relacionamento, explorar e ajustar padrões de comportamento e melhorar a capacidade de se comunicar de forma eficaz.

Aplicar a Programação Neurolinguística ao desenvolvimento de talentos e liderança é uma via de adquirir ou desenvolver as seguintes competências: 

Inteligência emocional

A programação neurolinguística fornece a ajuda para desenvolver inteligência emocional, compreendendo como pensar, agir e lidar com sentimentos de forma inteligente e consciente. Essencialmente, você será hábil em identificar e gerenciar corretamente suas emoções e a perceber melhor o impacto destas nas emoções dos outros.

Autocontrole

A verdadeira marca registrada de uma grande liderança é ter calma sob pressão e ser a pessoa a quem a equipe recorre em tempos de crise ou em busca de orientação. 

Com a PNL você é orientado sobre como refletir sobre si mesmo, gerenciar altos e baixos emocionais pessoais e desenvolver uma atitude corajosa e paciente para resistir a qualquer adversidade, estando ainda mais no controle do que é externalizado nos seus comportamentos. 

Lidar com os erros

Grandes líderes entendem que erros não são o fim de tudo, e podem ser a chave para descobrir uma inovação importante. Erros e falhas podem ser considerados combustíveis para alcançar o sucesso, já que serão bases para reflexão e mudanças de comportamento. 

Pessoas de negócios que investem em treinamento em PNL são orientados a incentivar os membros de sua equipe a assumir riscos ousados e calculados e, o mais importante, dar-lhes espaço para cometer erros e aprender com eles. 

Boas atitudes

Líderes eficazes inspiram não necessariamente pelo que dizem, e sim pelo que fazem. O treinamento em PNL oferece as ferramentas para desenvolver um roteiro para agir com mais convicção e liderar pelo exemplo. Além disso, a oportunidade de desenvolver uma linguagem mais positiva também ajuda nas atitudes e comportamentos.

Cultive a linguagem encorajadora

Elevar o espírito de sua equipe através de uma palavra gentil e encorajadora é parte da vivência da liderança. Com o treinamento em PNL, você desenvolve um autoconhecimento mais aguçado que ajuda a criar um ambiente no qual sua equipe se sinta segura. Fale mais sobre progresso, saúde, felicidade e emoções positivas, o impacto será facilmente notado.

A PNL usa sistemas de feedback de comunicação, emocional e sensorial, internos e externos, para alcançar melhores resultados nos seus relacionamentos. É um apoio significativo nas áreas de saúde, desenvolvimento pessoal, negócios e comunicação, porque ajuda a entender o comportamento humano e responder de forma mais eficaz. 

Conheça o Tripé da PNL® e aprenda de forma simples e fácil como aplicar PNL em seus relacionamentos interpessoais. O curso online PNL Para Iniciantes é ideal para você que busca uma introdução ao maravilhoso mundo da Programação Neurolinguistica Saiba mais aqui!

Superare, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: PNL e desenvolvimento de competências.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossos cursos e treinamentos em PNL e participe da nossa próxima turma!
Share This