Relacionamentos profissionais: como melhorar e aplicar na sua carreira?

Atualizado em 29/03/2021
Por Superare

Relacionamentos profissionais: como melhorar e aplicar na sua carreira?

Atualizado em 29/03/2021
Por Superare

Se você é novo em uma empresa ou quer promover o trabalho em equipe, é essencial conhecer seus colegas e melhorar seus relacionamentos profissionais

De fato, são pessoas que fazem parte do seu dia a dia e que você provavelmente vê mais do que sua própria família. Por isso, é essencial tentar construir um bom ambiente de trabalho para trabalhar em harmonia e, assim, ser mais produtivo.

Como melhorar os relacionamentos profissionais e desenvolver sua carreira? 

Um dos fundamentos da PNL é o Rapport, ferramenta importante para construir relacionamentos com outras pessoas. A conexão com outras pessoas é o que gera confiança entre os indivíduos, sendo construído através da compreensão das preferências de comunicação, mecanismos e particularidades dos envolvidos.

Quando você observa as pessoas, é possível gerar melhores conexões e possibilita relacionamentos mais ricos para sua carreira

Respeite o trabalho dos outros

O que é essencial para ter uma boa compreensão entre os colegas é respeitar o trabalho dos outros e a personalidade um do outro. Evite se tornar o “fofoqueiro” que aproveita o menor erro para falar mal de um colega. Se você fizer isso, é provável que você acabe sozinho, porque as pessoas verão claramente o tipo de pessoa que você é. 

O ideal é ser profissional, ou seja, trabalhar e respeitar seus colegas. Acima de tudo, se você não se dá bem com alguém, não precisa discutir com ele o tempo todo: a educação vem em primeiro lugar.

Se você tem um conflito ou mal-entendido com alguém no trabalho, o ideal é convidá-lo para tomar um café fora do trabalho e tentar resolver o problema fora da vista de outros colegas. Não há necessidade de tornar essa disputa pública. 

Lembre-se de que é falando que as pessoas se entendem. Ouça o ponto de vista dele, explique o seu para ele e tente encontrar um acordo para continuar seu trabalho. Os problemas sempre existirão e há um segredo para poder resolvê-los: falar sobre eles.

Seja honesto consigo mesmo

Outro ponto importante para ter boas relações no trabalho é ser honesto consigo mesmo. Se houver um problema ou erro pelo qual você é responsável, é melhor aceitar que você estava errado.

Honestidade e humildade são os melhores ativos da vida profissional porque, como ser humano, todos podem cometer erros. 

Não culpe outra pessoa e, se você cometeu um erro, nada é mais humano do que reconhecê-lo e pedir desculpa. Essa atitude responsável e sincera garantirá que seu chefe e superiores vejam sua atitude profissional.

Trabalhe na sua autoestima

Também é essencial, se sentir bem no trabalho, trabalhar com sua estima. Sentir-se inseguro de si mesmo ou falta de confiança em seu trabalho significará que você se afastará do resto de seus colegas e não poderá trabalhar em equipe.

Se você acabou de chegar em uma nova empresa, esse sentimento pode ser ainda maior porque você ainda não domina as tarefas e não conhece as pessoas. Não se force e também não se puna. Vá devagar. 

Aprenda tudo o que puder e, acima de tudo, tenha confiança em si mesmo e em suas qualidades profissionais.

Seja acessível 

Outra forma de melhorar os relacionamentos profissionais é ser uma pessoa acessível, sempre pronta para ajudar. Em outras palavras, um novo colega pode chegar e precisar da sua ajuda. 

Ofereça-lhe toda a ajuda de que precisa, seja acessível e dedique atenção especial a ele, especialmente nas primeiras semanas, até que ele seja integrado ao seu novo cargo. 

É importante compartilhar seu conhecimento com seus colegas para se tornar melhor em seu trabalho e ser mais produtivo. 

Seja positivo nos seus relacionamentos!

Nada que foi dito acima valerá a pena se você não tiver uma atitude positiva no trabalho. Isso é essencial para ter bons relacionamentos profissionais

Pessoas que trabalham relutantemente em uma empresa sentem desconforto e o ambiente ruim se espalha rapidamente entre os colegas. 

Para trabalhar em um bom ambiente de trabalho, é essencial ir trabalhar todos os dias com energia e uma atitude positiva para tornar seu trabalho o mais agradável possível.

Conheça o Tripé da PNL® e aprenda de forma simples e fácil como aplicar PNL em seus relacionamentos interpessoais. O curso online PNL Para Iniciantes é ideal para você que busca uma introdução ao maravilhoso mundo da Programação Neurolinguística Saiba mais aqui!

Superare, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Relacionamentos profissionais: como melhorar e aplicar na sua carreira?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossos cursos e treinamentos em PNL e participe da nossa próxima turma!
Share This